MÚSICA É TUDO!

MÚSICA É TUDO!

MÚSICA É TUDO!

domingo, 1 de junho de 2014

MÚSICA NA PRÉ-HISTÓRIA







PROBLEMÁTICA



Este projeto surgiu da  curiosidade  sobre as escrituras nas paredes das cavernas  feitas pelo homem  pré-histórico   e  de como surgiu a música e os  instrumentos musicais criados por ele.


PERGUNTAS DO GRUPO


COMO O HOMEM PRÉ-HISTÓRICO DESCOBRIU A MÚSICA?
QUE BENEFÍCIOS NEGATIVOS OU/E POSITIVOS O HOMEM UTILIZAVA A MÚSICA?



CERTEZAS PROVISÓRIAS, DÚVIDAS TEMPORÁRIAS 


A MÚSICA SEMPRE ESTEVE PRESENTE NA VIDA HUMANA.
OS SONS DA NATUREZA ESTIMULARAM A CRIAÇÃO DA MÚSICA.
ACONTECIMENTOS IMPORTANTES  ERAM REGISTRADOS  NAS  PAREDES  DAS CAVERNAS.


Fundamentação teórica



Segundo Celso Antunes (1998)  a música faz parte do ser humano. É física, intelectual, sentimental, sensitiva e organizacional. Tem-se na música um grande aliado para tratar as diversas áreas do conhecimento.



OBJETIVOS:

GERAL :


Este projeto busca despertar a sensibilidade, a curiosidade, o senso crítico e o conhecimento através da música, promovendo assim  o bem-estar  utilizando-a como terapia.


ESPECÍFICO:


Estabelecer o conhecimento  sobre a cultura musical dos povos primitivos e  o desenvolvimento  musical do homem  até  hoje.  Efeitos da música sobre  ser humano. Comprovações científicas  de que a música é uma terapia que cura.








OBJETOS DE APRENDIZAGEM

FORAM UTILIZADOS  NA PRODUÇÃO DO BLOG OS SEGUINTES OBJETOS DE APRENDIZAGEM:


VÍDEOS: recursos que complementaram a pesquisa, explicando como e de que forma o homem teve criatividade  e competência para inventar o primeiro  instrumento musical e a música.
PREZI: recurso que tornou viável sintetizar o conteúdo do projeto de maneira organizada, nos dando autonomia para inserir o que de fato consideramos importante.
MAPA CONCEITUAL: usamos o mapa como ponto de partida para organizar a pesquisa.
E-MAIL: trocamos e-mail para fazer postagens e pedir ajuda.
SITES: através de pesquisa em alguns sites descobriu-se que era possível colocar música no Blog e um Banner também . E esse recurso poderá ser usado em outras atividades.
 









                     MAPA CONCEITUAL ORIGEM DA MÚSICA



                                   


MÚSICA



     A música é reconhecida  como uma terapia que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do pensamento humano, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico. 
           Segundo o filósofo Platão a música "treina o cérebro para formas relevantes de raciocínio".
A data e a origem do primeiro aparelho considerado como instrumento musical é objeto de debates. Arqueologistas tendem a debater o assunto referindo a validade de várias evidências como artefatos e trabalhos culturais. O que os arqueólogos sabem é que a música surgiu há muito tempo, pois existem peças de mais de 70 mil anos que provavelmente foram usadas como tambores.
    
    A flauta por sua vez, é conhecida como o primeiro instrumento da humanidade, existente em todas as culturas primitivas. Em pinturas das cavernas, que datam de 60.000 anos a.C., foram descobertos vários desenhos de flauta e apitos.
    
    As primeiras flautas mais pareciam apitos, pois só tinham um buraco; eram feitas da tíbia de animais ou de humanos. Com sua evolução através dos tempos, surgiram outros instrumentos de sopro como o oboé, o fagote e flauta doce.









    Quando a música surgiu?

A palavra música deriva de "arte das musas" em uma referência à mitologia grega, marca fundamental da cultura da antiguidade ocidental.

A música existe e sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas. Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta. A música, ao ser produzida é influenciada diretamente pela organização sociocultural e econômica local, contando ainda com as características climáticas e o acesso tecnológico que envolve toda a relação com a linguagem musical. A música possui a capacidade estética de traduzir os sentimentos, atitudes e valores culturais de um povo ou nação.  É uma linguagem local e global.
  O que podemos entender é que o homem pré-histórico produzia suas músicas em rituais onde buscavam proteção nas guerras e agradecimento pelas boas caçadas, batendo as mãos e os pés, com ritmo definido. No mesmo período os homens passaram a bater na madeira, produzindo um som diferente, surgindo assim o primeiro instrumento de percussão. A partir dessa época, os instrumentos e formas musicais foram se desenvolvendo conforme a evolução dos homens. 

                             Música e sentimento

Todos sabem que a música mexe muito com nossos sentimentos, mas qual é a relação entre música e sentimento?
O nome da área da ciência que estuda esse tema é Psicoacústica. Muitos aspectos na música podem influenciar nas pesquisas que são feitas, como a maneira que os músicos tocam, o ritmo, o estilo de música, etc. Mas a forma como a música toca em cada um, depende muito de algumas experiências que viveram no passado. 
É exatamente pelo fato de a música mexer com nossos sentimentos que ela nos tranquiliza. Ela tem uma grande influência sobre o temperamento dos seres humanos, nada melhor do que escutar uma música bem animada quando estamos tristes ou cansados, não é mesmo? A vida é som. A música pode nos influenciar a fazer coisas boas e ruins, mas o que ninguém pode negar é que a música nos livra de muitos males. 


As primeiras imitações sonoras do homem da pré-história, foram unicamente através do som dos movimentos corporais acompanhados de sons vocais, eles pretendiam completar a possessão do animal na sua essência, a sua alma.
Pensa-se que os primeiros sons estruturados e articulados fundamentados na imitação sonora com base na linguagem foram o caminho da criação de uma linguagem própria que passou pela expressão pessoal e pela imitação dos sons da natureza.
Assim, a ordenação dos sons com intenção comunicativa e expressiva deu origem à música.

Em muitas linguagens primitivas um mesmo som pronunciado     de diferentes alturas pode ter vários significados. A variedade de formas de expressão oral e auditiva do planeta é imensa.
Muitas culturas comunicam-se através de variações de altura, outras preferem a comunicação rítmica e utilizam um só som. Os dois aspectos têm tanto uma linguagem falada como musical.

 O uso dos instrumentos musicais tem a sua origem na necessidade de utilizar sinais acústicos, como informações de caça, aviso de perigo, comunicação entre membros da mesma tribo, etc.
Quando o ser humano tomou consciência de si, procurou as respostas do que não entendia: as primeiras respostas foram mágicas, com as crenças espirituais apareceram às religiões. Para algumas culturas a música teve uma origem divina, porque acreditavam que os sons foram-lhes dados por uma divindade. Em outras, a música tinha uma correspondência direta com o cosmos e com o movimento dos planetas. Assim apareceram as primeiras lendas sobre a sua origem.



           MUSICOTERAPIA

É o uso de música e de seus elementos - som, ritmo, melodia e harmonia - para a reabilitação física, mental e social de indivíduos ou grupos. O musicoterapeuta pesquisa a relação do homem com os     sons para criar métodos terapêuticos que visem a restabelecer o equilíbrio físico, psicológico e social do indivíduo. Ele utiliza instrumentos musicais, canto e ruídos para tratar portadores de distúrbios da fala e da audição ou com deficiência mental. Atua na área de reabilitação motora, no restabelecimento das funções de acidentados ou pessoas acometidas de derrame cerebral. Auxilia estudantes com dificuldade de aprendizado e contribui para a melhoria da qualidade de vida de idosos e pacientes com câncer ou portadores do vírus HIV, por exemplo. Também promove a reabilitação de dependentes químicos e a reintegração social de menores infratores. Pode trabalhar em hospitais, clínicas, empresas, instituições de reabilitação e centros de geriatria e gerontologia.


PARA FINALIZAR  ACESSEM O LINK ABAIXO.










http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/musicoterapia-687248.shtml

http://pt.wikipedia.org/wiki/Musicoterapia

https://www.youtube.com/watch?v=qQQzg_CYwVo#t=118


http://youtube/mP7Q43Ajx8w


http://youtube/If_T1Q9u6FM






6 comentários:

  1. A musica aproximando as pessoas, no primeiro video

    ResponderExcluir
  2. Olá colegas!
    O tema de vocês é muito interessante e desafiador, por se tratar de uma área que dentro da educação merece um destaque maior nas atividades pedagógicas. A aprendizagem através da música se torna muito mais fácil e significativa, proporcionando assim momentos de interação que vão além da audição, mas sim, com a expressão corporal, com a fala. Precisamos ainda trazer muita mais a música para as escolas. Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o tema. Nunca tinha pesquisado ou lido nada sobre o assunto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Nunca parei para estudar como surgiu a música, apesar de gostar muito de sons. Muito interessante o tema escolhido. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Decididamente, quero estudar música, hehehe... Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  6. Bastante pertinente o tema escolhido por vocês!! Creio que a música seja importante em todos os aspectos de nossa vida vida. Parabéns pelo trabalho! Abraço!

    ResponderExcluir